Autor: M. Bright
Título: O efeito estufa
Título: O efeito estufa
Editora: Melhoramentos
Local de edição: Lisboa
Ano: 1993
O efeito estufa é um fenómeno natural que mantem a Terra aquecida mas que devido à acção do Homem sobre a Natureza está a ser ameaçado pela poluição de gases que retêm o calor na Terra, levando ao aumento da temperatur e a um novo fenómeno conhecimento por aquecimento global.
A Terra é rodeada por uma camada de gases que formam a atmosfera que funciona como uma estufa que impede o calor de fugir para o espaço. A atmosfera é constituída por vários gases, a saber: dióxido de carbono, vapor de água, metano, óxido nitroso e ozono.
O aumento dos gases de efeito estufa causa problemas. Quando se queimam combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo ,o gás, assim como a queima e derrube de árvores, é libertado dióxido de carbono.
Quanto mais altas forem as temperaturas maiores serão os problemas: subida das águas do mar, extinção de plantas e animais, terrenos agrícolas que poderão tornar-se zonas arenosas, alterações climatéricas, etc, etc. Uma forma de controlo natural é a partir da reflorestação. Podemos também recorrer a fontes de energia renováveis como as enegias solar, eólica e hidrográfica.
Uma breve pesquisa numa biblioteca ou na www poderá dar-lhe mais informações úteis.

Sem comentários:
Enviar um comentário